Data Inicial:
06/05/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:INDICO ao Poder Público municipal, tomar providências urgentes, no sentido de se proceder sem mais tardanças, reforma completa na estrada do Bairro dos Lopes.
|
Data Inicial:
06/05/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Antonio de Jesus Angelini
Arquivo Digitalizado:
Ementa:Indico à Cãmara, ouvido o Plenário, e na forma regimental, seja oficiado ao Sr. Prefeito Municipal sobre a urgente necessidade de se construir dois prédios escolares, um no Bairro da Serrinha de Baixo e outro no Ribeirão das Conchas, visto o prédio existente no Bairro da Serrinha não estar oferecendo segurança e o Bairro Ribeirão das Conchas não existir prédio escolar, havendo número de alunos para o funcionamento de uma classe.
|
Data Inicial:
06/05/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:INDICO ao Poder Executivo Municipal mandar reconstruir a estrada municipal que liga o bairro Marianos ao Bairro São Roque do município de Bofete este aquele deste município de Porangaba.
|
Data Inicial:
06/05/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:INDICO ao Poder Municipal deligenciar sem mais delongas reparos urgentes na escola estadual do Bairro Serrinha de Baixo.
1 - Existe no Bairro da Serrinha de Baixo uma escola, em funcionamento, em barracão de pau a pique, coberto com telhas.
2 - As paredes em madeiramentos podres ameaçam ruir, pondo assim em perigo as vidas dos escolares que a ela frequentam.
3 - O telhado em madeiramento roliço, está celado, tendo afastada as telhas, as quais não dão escoadouros precisos, as águas das chuvas, que torrencialmente despejam sobre o mobiliário da escola causando sérios prejuízos.
4 - Estão matriculados na referida escola, no atual ano, 40 alunos, que diariamente expõem suas vidas em perigos, por ameaças de desmoronamento, os esteios cortados a rés do chão, que necessitam serem substituídos, estando alguns destes escorados com ganchos de madeiramento nada resistentes.
5 - A falta de luz direta é necessária em dita escola, não condiz com princípios de sanidade e saúde de seus frequentadores.
Sendo um caso que merece e reclama urgência dos poderes públicos, requeremos urgência em seu atendimento.
|
Data Inicial:
06/05/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:Considerando que são os Bairros Nunes e Oliveiras, populosos e que os mesmos dividem-se em muitos proprietários de pequenos sitiantes.
Considerando que estes pequenos sítios tem representação considerável no abastecimento de nossos mercados, cerealistas que anualmente supre direta ou indiretamente os consumidores de Porangaba.
Considerando que a pequena distância da sede do município com o bairro dos Nunes é de 2 KM, e de 5 o Bairro dos Oliveiras.
Considerando que esses referidos bairros não vem recebendo dos poderes públicos municipais desde a muito tempo nenhuma consideração no que concerne a conservação de suas estradas que seus pontilhões estão ruindos em sua totalidade, seus bueiros entupidos, valetas cheias não permitindo escoação da água, que tomaram o leito das estradas e apresentam-se com aspecto de runínas causadas pelas erosões, fizeram das ditas estradas de antes onde tinha um belo e regular trânsito uma solidão, um pequeno caminho intransitável, a qualquer veículo rodante, e mesmo impossível em inúmeros trechos, passagem livre e pedestres ou a cavaleiro.
Os capinzaes florecem em seus beiraes, entrelaçados com outros ramos vegetais, e, entre eeses os nhápidaes que ao passar o viajante deixam em seus espinhos um pedaço da roupa e da sua própria carne.
Diante do exposto, por de justiça e direito INDICO ao Sr. Prefeito Municipal, fazer sem mais demora a estrada que liga ao Bairro Oliveira via Bairro dos Nunes.
|
Data Inicial:
06/05/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:INDICO ao Senhor Prefeito Municipal, mandar que se construa, o mais breve possível a ponte do córrego Pollis.
Existe atualmente no denominado córrego Pollis, na altura do sítio do Liquinho, ou Domingos Ruivo, na estrada municipal que liga Porangaba com Torre de pedra, uma ponte em péssimas condições, que não oferece livre e segura passagens aos que obrigatoriamente necessitam por ela transitar.
Cuja ponte, atualmente muito velha, fora construída em cabeceiras de pedras com rejuntamentos de cimentos, seu leito é de madeira, que com o correr dos tempos apodreceram, estando atualmente pondo em risco inúmeras vidas de ginasianos, que diariamente fazem percursos de Torre de Pedra à Porangaba, bem como centenas de trabalhadores da estrada do Oeste em construção, moradores, viajantes, que em elevado número dioturnamente passam pela aludida ponte.
Já por algumas vezes, alguns veículos, desembocaram-se da ponte que por máxima cautela, milagrosamente não causaram perdas de vidas.
Reconhecidos que somos do grande presente que as companhias empreiteiras da estrada do este, fez a nós Porangabenses fazendo um alargamento e anivelamento na Estrada Porangaba - Torre de Pedra, por sua própria conta, seremos por certos propugnadores no que concerne a construção da referida ponte, que será por conta da própria companhia, custando tão somente o fornecimento de madeira por conta da Prefeitura Municipal, que uma vez fornecido o Madeiramento, não tem outras despesasl.
|
Data Inicial:
04/03/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:INDICO ao Senhor Prefeito Municipal, mandar proceder reforma total na estrada do populoso Bairro dos Soares ou Bairro rio da Serra.
Trata-se de um Bairro bastante populoso do nosso município, cuja vida de seus habitantes, é baseada na agricultura cerealista, o plantio de milho, feijão e arroz cobre toda uma densa gleba das terras rochas, amarela, massapé de que é composto o referido bairro, planta-se igualmente, cebola, alhoh, batatinha e tantos outros produtos, suas colheiras, são costumeiramente vendidas em Pereiras, Cesário Lange, Tatuí, seus habitantes conhecem mais essas cidades, que a sua própria terra (Porangaba), devido a falta de estradas para com esta.
Levando em consideração a enormidade de prejuízo que as vendas feitas em outras cidades e não na nossa de seus valorosos produtos, consideramos inadiável a feitura de uma estrada, em condições de tráfego mútuo, afim de poder o nosso município carrear esses desejáveis produtos que muito virão enriquecer nosso meio comercial e os cofres municipais.
Considerando igualmente o grande rebanho suíno que anualmente é engordado e vendido igualmente em outras pragas pelos habitantes do referido Bairro Soares, ou Bairro Rio da Serra, onde nunca, em nenhuma administração, foi feita uma estrada a altura de satisfazer, os condutores de veículos motrizes.
Considerando que os vizinhos municípios de Cesário Lange e Pereiras, conservam estradas até as nossas divisas em estado de permanente e regular trânsito. Leva-nos a submeter a alta consideração dos nobres colegas desta Egrégia Câmara, a propositura nesta indicada, que sendo por esta reconhecida de preemente necessidade como é ao nosso ver, submeterá os senhores prefeito municipal, que confiamos, dará a esta gente trabalhadeira, honesta, a equiparação de justiça em gozar de estradas até a sede de seu município, como são seus desejos.
|
Data Inicial:
06/05/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:Indico ao Poder Executivo, proceder sem mais demora, reformas completas, na estrada do Bairro MIRANDAS.
Considerando que a única estrada existente que dá acesso ao populoso bairro dos Miranda, deste município, é via bairro dos Ferreira.
Considerando que a estrada que tem início no Bairro Ferreiras, está em péssimas condições de tráfego.
Conisderando que é o bairro Miranda, um dos mais populosos de Porangaba.
Considerando que tem no Bairro Mirandas, uma escola com duas classes escolares, com mais de cem alunos matriculados do 1o. ao 4o. ano do curso primário.
Considerando que é o bairro do município que tem a maior Igreja Católica, com elevado número de adeptos do catolicismo, que frequentemente celebram belas e atrativas festas religiosas.
Considerando a densidade demográfica do bairro, que é dce mais de mais ou menos mil pessoas, que vivem dos variados produtos agrícolas, estão desde a muito tempo com sua única via de condução e locomoção, sem reformas, a qual não permite livre trânsito a sede municipal.
Considerando que é o bairro dos Mirandas formado por dezenas de pequenas propriedades agrícolas, que produzem em suas terras roxas de primeiras, enorme quantidade de feijão, arroz, milho, batatinha, amendoim, cebola, alho, etc., bem como é notória o cria e engorda de suínos, que por falta e mais bem conservados, concorrem largada e abertamente na aquisição desses produtos.
Considerando que o desvio de ipostos e taxas que não são pagas em Porangaba, representa enorme soma, que uma vez pagas em nosso município, eleva por certo o motante arrecadável da tesouraria municipal Porangabense.
Considerando que a avicultura do bairro dos Miranda, embora sendo de maneira arcaica é uma das fontes de enorme riqueza, que também se esgota para outras pagas pelas mesma falha administrativa por muito tempo mantida da administração próxima passada, em não proceder reformas das estradas do referido bairro dos Mirandas.
Diante do exposto, submeto a alta apreciação de meus ilustres e precáros pares, que por amor a Porangaba, aos seus negócios púbilcos, não faltarão por certos, na justa e merecida indicação, ora apresentada.
|
Data Inicial:
04/03/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:INDICO ao Senhor Prefeito Municipal a necessidade de urgentes providências, objetivando à imediata construção de calçamento em seus passeios, ambos os lados, na nova Avenida denominada Deputado Narciso Pieroni, continuação da Rua 4 de Junho até o Ginásio Estadual Aldo Angelini.
Não se compreende porque a prefeitura, ainda não tomou nenhuma providência na inadiável solução de tão angustiante melhoramento.
A parte em questão continua a apresentar poeira insuportável, que se transforma em intransponível lamaçal nos dias chuvosos.
As centenas de jovens e professores, bem como munícipes nela residentes, obrigam-se a enfrentar verdadeiro lamaçal diariamente, para receberem e ministrarem estudos, não se justifica que perdure por mais tempo este estado de calamidade pública.
Diante do exposto apelamos ao Senhor Prefeito, para que tome providências visando livrar a classe estudantil Porangabense da caótica situação em que se encontram, mandando calçar em toda sua extensão a referida rua em seus passeios.
|
Data Inicial:
04/03/1964
SituaçãoENCAMINHADO AO EXECUTIVO
Autor:Mário Mendes
Arquivo Digitalizado:
Ementa:INDICO ao Senhor Prefeito Municipal a tomar todas providências necessárias, afim de sanar falhas das administrações passadas, noq ue concerne a conservação da Rua 7 de Abril.
Não se compreende porque está em tão completo abandono a Rua 7 de Abril em toda a sua extensão.
O matagal existente é tão alto que inúmeros proprietários de animais cavalares e muares serve-se de suas pastagens para soltura, conservação de seus animais na referida rua.
Os bueiros a muito tempo ruídos, estão quebrados não oferecendo livre trânsito para veículos rodantes.
Os postes de iluminações públicas, estão desde a muito sem lâmpadas, dificultando o trânsito durante a noite.
A falta de sarjetas em ambos os lados e em toda sua extensão, estão constantemente cheias de águas servidas, que exalam mau odor, ameaçando a saúde de seus moradores e os pedestres que por ela transitam.
Trata-se de uma rua de inegável importância e densamente habitada, já merecedora dos melhoramentos solicitados, não sendo justo que mencionadas e graves falahs perdure por mais tempo, e por dever de equidade e justiça, apresento a consideração dos ilustres pares, bem como a alta compreensão do Sr. Prefeito Municipal que por certo tomará as providências em tela expostas.
|