• Carlos Roberto da Costa - PSDB
  • Vereadores
    16ª LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    Carlos Roberto da Costa
Próxima Sessão

Sessão Ordinária


A próxima Sessão Ordinária será dia 19/11/2019 às 20:00h.

Compareçam!!!!

Hora: 21:00:00
História do Município
Webline Sistemas

A Cidade Sinfonia

 

Cidade de origem “tropeira”, Porangaba nascia em meados do século XIX, as margens do caminho tropeiro que ligava Botucatu à Sorocaba, onde se realizava a importante Feira de Muares. Nascida como “Sertão de Santo Antonio do Rio Feio”, Porangaba era ponto obrigatório dos tropeiros, onde buscavam além de repouso da longa jornada, também buscavam a reposição de seus mantimentos para que pudessem continuar a caminhada.

 

E nesse constante vai e vem das tropas, criaram-se vendas, ranchos, estalagens e não demorou para que fosse erguida uma pequena e simples capela, revestida de folhas e linhagem, a qual tinha uma pequena imagem de Santo Antonio. O pequeno vilarejo passou a atrair os moradores das imediações, até então dispersos pelo vale do rio Feio, que para ali se dirigiam em busca de mantimentos e fé.

 

Com o passar dos anos, o pequeno vilarejo foi crescendo e elevado em 1885 à “Freguesia de Santo Antônio do Rio Feio”, depois à Distrito da “Bella Vista de Tatuhy” em 1891 e por fim em 1919, passou a se chamar Porangaba, que de origem tupi-guarani quer dizer, lugar de bela vista.

 

A luta pelo progresso e desenvolvimento continuou, e 8 anos depois conquistou a emancipação político-administrativa, através da Lei Estadual nº 2244, de 26/12/1927, criando assim o Município de Porangaba. O que era apenas um sonho tornava-se realidade, quando no dia 04 de Junho de 1928, era realizado o ato de instalação do município, elevando Porangaba à cidade.

 

Com o passar dos anos, junto aos sonhos dos porangabenses de nascimento, se uniram também os sonhos dos muitos imigrantes, italianos, portugueses, espanhóis e árabes, que adotaram Porangaba como sua terra, e que mais tarde contribuíram para o desenvolvimento da cidade e para que Porangaba conquistasse com grande maestria e verdadeira harmonia musical, através do Tri Campeonato Estadual de Bandas, o título de “Cidade Sinfonia”.

 

Assim é Porangaba, uma cidade de povo acolhedor e cheio de histórias, repleta de belas vistas, festas típicas e muita natureza. Cidade festiva que faz do Carnaval um verdadeiro ponto de encontro, atraindo foliões de todos os cantos do país e também do exterior, que durante as cinco noites de festas do PorangaSamba, chega a atrair cerca de 40 mil pessoas.

 

Em sua próxima visita ao interior do Estado de São Paulo, não deixe de conhecer Porangaba.

 

Reportar erro